quarta-feira, 6 de abril de 2011

TERCEIRO CONGRESSO DA REDE ITCPs E PRIMEIRO SIMPÓSIO DE EXTENSÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA FORAM ABERTOS COM SUCESSO.

Por Felipe Rios

















Nessa última quinta-feira do mês de março ocorreu o primeiro dia de palestras do III Congresso da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares e I Simpósio Internacional de Extensão Universitária em Economia Solidária, no auditório da Faculdade de Direito, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Com o tituloUniversidade e Economia Solidária: Produção de conhecimento, cenário de desenvolvimento e o lugar das tecnologias sociais”, o terceiro congresso da Rede de ITCPs e o primeiro simpósio foram abertos com uma mesa constituída pelo Reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Neto; o secretário Estadual de Economia Solidária e apoio a Micro e pequena Empresa Mauricio Alexandre Dziedricki que representou o governador do Estado Tarso Genro; a presidente Câmara de Extensão da UFRGS, professora doutora Márcia Bohrer Mentz; e o representante da coordenação da Rede ITCPs, professor doutor Carlos Eduardo Arns além da representante da comissão organizadora do congresso, professora doutora Ana Mercedes Sarria Icaza.



Após uma abertura de vibrações positivas sobre o futuro da Economia Solidária e a ação das Universidades realizou-se o painel principal sobre “Cenários do Brasil e da América Latina: Economia Solidária, Políticas Públicas e modelo de desenvolvimento”.



Sobre o tema, o representante do Espaço MERCOSUL de Economia Social e Solidária do Chile, Eduardo Letile comentou a importância do desenvolvimento da Economia Solidária em diferentes espaços da sociedade latina- americana em que o assunto é abordado e desenvolvido com coletivos universitários e de trabalho.



Já a palestrante Diretora de Economia Solidária do governo do Rio Grande do Sul, Nelsa Nespolo comentou que a adoção de políticas públicas para o setor deve ser consolidada com a participação dos empreendimentos que devem estar atentos e cobrar do governo ações efetivas.


Para o professor da Fundação Universidade de Blumenau Valmor Schiochet a Economia Solidária não tem uma base concreta para sua implementação no Brasil inteiro. Foram citados como alguns dos pontos que ainda não foram resolvidos na área a “base legal” e os “recursos financeiros”. O professor questionou sobre o papel do governo Federal e Estadual no projeto da Economia Solidária, qual será o espaço dela nos investimentos governamentais em um futuro próximo.



Durante a tarde, depois de concluída a primeira etapa do congresso, ocorreram os grupos de trabalho nas salas de aula da Universidade, fazendo com que participantes das incubadoras interagissem com discussões produtivas sobre diversos assuntos dentro da Economia Solidária.


O primeiro dia da programação dos dois eventos foi encerrado a noite com a palestra do professor da UNICAMP Renato Dagnino, falou sobre produção de conhecimento, tecnologias sociais e Economia Solidária.

Um comentário:

  1. Olá, obrigado por terem participado do Congresso, desculpem por qualquer incoveniente, se vocês tiverem alguma dúvida ou quiserem entrar em contato com a gente podem mandar um e-mail para:
    neaitcp.ufrgs@gmail.com

    Querem dar uma olhada no nosso blog também?
    http://neaufrgs.wordpress.com/2011/04/07/iii-congresso-de-itcps-e-i-simposio-internacional-de-extensao-universitaria-em-economia-solidaria/

    ResponderExcluir