domingo, 3 de abril de 2011

O que é a rede de ITCPs ?

Por Juliana Paes

A rede universitária de incubadoras tecnológicas de cooperativas populares ( rede de ITCPs) nasceu em 1998 e seu objetivo é apoiar a criação e consolidação de empreendimentos de economia solidária, bem como prestar assessoria e formação a grupos já consolidados. Para tanto, a ação das ITCP's pressupõe um processo de intensa articulação entre pesquisa, ensino e extensão nas universidades em que funcionam.
As demandas por incubação vêm de grupos economia solidária, que em geral reúnem cidadãos desempregados ou em situação de trabalho precário. Empreendimentos esses que buscam de forma coletiva e autogestionária a partir de suas experiências e qualificações profissionais gerar trabalho e renda. O exercício da incubação por grupos de professores, estudantes e tecnicos vinculados as universidades que atuam de forma interdisciplinar compreende o trabalho de assessoria e formação. Em contrapartida, o contato com os grupos transforma o ensino universitário aproximando-o da realidade dos trabalhadores.

É através da Rede de ITCPs que as incubadoras discutem e aperfeiçoam suas metodologias. Atualmente são 44 incubadoras em todo o Brasil, tanto de universidades públicas quanto de universidades particulares.

A universidade Feevale, desde 2006, tem em funcionamento a Incubadora de Economia Solidária, na sala 424 do Campus I com um grupo de 5 professoras e 6 bolsistas, atualmente, trabalhando na incubação e assessoria dos seguintes empreendimentos:

- Associação dos Artesãos da Vila Operária de Campo Bom;

- Ecolimpe (Morro Reuter);

- Arte em Produção (CRAS - Canudos);

- Oficina de Geração de Renda (CAPS - NH);

- Feira de Economia Solidária da Feevale;

- Grupo de Trabalhadores da Alimentação da Feira da Feevale;

- Coordenação do Forum Municipal de Novo Hamburgo de Economia Solidária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário