quinta-feira, 28 de abril de 2011

PRESERVAR COM CONSCIÊNCIA PARA MELHORAR O FUTURO

Por Felipe Rios
















ECOLIMPE é um grupo informal de trabalhadores de Morro Reuter que reutiliza o óleo para a produção de sabão e outros produtos de higiene do dia a dia. Esse grupo está sendo incubado pela Incubadora de Economia Solidária da Feevale, desde 2010, com reuniões semanais de uma professora e um bolsista, para esclarecer dúvidas e concretizar legalmente a cooperativa.

Como bolsista de Jornalismo participo de reuniões sobre a constituição do estatuto, na base da organização da cooperativa, e analisei que o sucesso desse grupo só depende do esforço das pessoas que estão nele, já que a idéia é ótima e compatível com a ideologia da Economia Solidária. De outra forma, o foco dos trabalhadores na preservação do meio ambiente é fundamental no projeto, afinal, além dessa produção de sabão o grupo desenvolve projeto de conscientização da população sobre o reaproveitamento das matérias que podem ser recicladas. Com isso o empreendimento além de passar cultura à população conseguirá assim mais material para sua produção.

A forma com que o grupo pensa em fazer esse trabalho é muito clara, a partir do conhecimento e experiências de sua líder, que assume a realização de trabalho direto com as escolas de Morro Reuter, no sentido de mostrar às crianças a responsabilidade com a natureza e, assim, conscientizá-las sobre a reciclagem e tudo que envolve o trabalho da ECOLIMPE.

Com a concretização dessas ideias entendo que a Economia Solidária e a esperança de um futuro melhor se tornem uma realidade cada vez mais presente no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário