segunda-feira, 11 de julho de 2011

Carta do Encontro dos Pontos Fixos - Santa Maria/RS

Por: Felipe Rios
Fonte: I Encontro Nacional de Pontos Fixos

Santa Maria/RS, 10 de julho de 2011.

Aos povos de Santa Maria, do Brasil e do MERCOSUL…

Durante os dias 07 a 09 de julho/2011, Santa Maria/RS foi o palco que acolheu os 51 selecionados para o I Encontro Nacional de Pontos Fixos, fazendo parte das atividades da 7a. Feira de Economia Solidária do MERCOSUL e 18a. FEICOOP - Feira Estadual do Cooperativismo.

O encontro foi realizado pelo Instituto Marista de Solidariedade - IMS, em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária - SENAES/MTE e o Fórum Brasileiro de Economia Solidária - FBES.

Nestes três dias, reunimos e conhecemos uma grande diversidade de produtos e serviços de economia solidária das 33 (trinta e três) lojas, 4 (quatro) e-comerce/site, 11 (onze) Feiras Permanentes e 7 (sete) centros públicos das 5 (cinco) regiões do Brasil, além das experiências de companheiros/as da África do Sul e da Namibia.
O encontro teve como objetivo debater as principais estratégias de comercialização em economia solidária no Brasil, além de construir propostas coletivas para fortalecimento e consolidação destas iniciativas. Foi um espaço importante para que as experiências apresentassem suas lutas, dificuldades e conquistas que buscam através de seu trabalho pela garantia da qualidade de vida, a proteção e o respeito ao meio ambiente, a não exploração da mão-de-obra e a valorização do trabalho associado. Muitos desafios e dificuldades foram apresentados por estes trabalhadores e trabalhadoras que lutam por tornar possível a visibilidade da economia solidária através dos seus pontos fixos, dentre as dificuldades apresentadas no encontro destacamos: a falta de acesso a ferramentas para garantir uma infra-estrutura adequada para os empreendimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário