sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Fórum Social Mundial Temático - Sustentabilidade Urbana

O Fórum Social Mundial, instância que congrega instituições da sociedade civil mundial e governos, nasceu da necessidade da sociedade civil mundial atuar de forma articulada e conjunta no debate e enfrentamento dos graves problemas que assolam o planeta.

Após 10 anos de intensas experiências em vários locais do mundo, o FSM retorna ao seu nascedouro, o Estado do Rio Grande do Sul, num momento que cresce a necessidade da humanidade rever seus conceitos e paradigmas ambientais, econômicos e sociais, frente aos crescentes cenários de crises econômicas, sociais e ambientais.
Em Abril de 2012, acontecerá a conferência para o meio ambiente da ONU, intitulada Rio+20, que será um marco decisivo na construção de diretrizes e alianças mundiais no enfrentamento da crise ambiental que cada dia mais coloca em risco a sobrevivência do planeta.

Nesse cenário, onde líderes de todo o mundo estarão reunidos numa cúpula de alta importância estratégica no Rio de Janeiro, o FSM decidiu ter participação efetiva e decisória. Para isto, definiu que o encontro anual do FSM se daria em Porto Alegre, com o objetivo primordial de debater e construir propostas alternativas para os rumos das políticas mundiais na área ambiental. Com esse objetivo, mudou-se inclusive seu nome, passando a denominar-se de Fórum Social Temático, pois o acento dos debates se dará na questão da sustentabilidade ambiental de nosso planeta.

Em Novo Hamburgo, o FST será realizado no dia 25 de janeiro, com uma programação que prevê atividades de debates e deliberações durante o dia, shows temáticos na parte da noite e feiras de biodiversidade, sustentabilidade e economia popular e solidária durante os três turnos.

O tema central dos debates desse dia será o da “Sustentabilidade Urbana” onde serão discutidos questões mundiais a partir das perspectivas locais, com a finalidade de construir um modelo alternativo de sociedade frente às mudanças globais.

Participe!

Para mais informações acesse: www.fstematico2012nh.org

Fonte: www.fstematico2012nh.org/institucional

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Nota de solidariedade ao professor Paul Singer

É com pesar que noticiamos o falecimento da esposa e companheira do professor Paul Singer, Sra Melanie Berezouvsky Singer.

Nos solidarizamos com este momento especial pelo qual passa o professor, amigos e família. Desejamos muita força, luz e amor nesta passagem.

Fórum Brasileiro de Economia Solidária

www.fbes.org.br/​index.php?option=com_content&ta​sk=view&id=6683&Itemid=62

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Ìntegra da fala do presidente Lula sobre Economia Solidária

Por Profa. Dra. Neusa Ribeiro

Oi amigas e amigos!

Aqui neste vídeo, o ex-presidente Lula manifesta sua opinião sobre Economia Solidária,vale acompanhar a parte final, depois do balanço feito por escrito e lido! Vale para iniciarmos o ano, relembrando o que avançamos e o que temos que avançar!!! E feliz 2012, a todos que compreendem e estão envolvidos com este movimento tão signficativo da Economia Solidária, no país e no mundo!!!




Fonte: www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=5563&Itemid=62