quarta-feira, 20 de julho de 2011

Curso para jornalistas vai preparar profissionais para a cobertura de gênero, raça e etnia

Inscrições são gratuitas e começam hoje, 20/7. Curso vai acontecer em oito cidades: Belém, Fortaleza, Maceió, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo Brasília, 20 de julho de 2011 - Entre hoje, 20/7, e 3 de agosto, profissionais e estudantes de Jornalismo podem se inscrever no Curso de Gênero, Raça e Etnia para Jornalistas, promovido pela FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas e a ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, com apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR e da Secretaria de Políticas para as Mulheres - SPM.

O curso é gratuito, tem certificação da FENAJ e da ONU Mulheres e vai acontecer em oito cidades: Belém (PA), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Segundo a coordenação do curso, profissionais e estudantes de regiões metropolitanas, do interior e de regiões próximas aos oito estados podem fazer a inscrição diretamente no sindicato local de jornalistas ou solicitar informação por e-mail.

Cada localidade terá o total de 50 vagas a serem preenchidas por jornalistas, repórteres, produtores, pauteiros, redatores, editores, fotógrafos, repórteres cinematográficos de veículos impresso, on-line e eletrônicos e estudantes de Jornalismo a partir do 6º período. O Curso de Gênero, Raça e Etnia para Jornalistas será realizado no período de 8 de agosto a 1º de setembro de 2011, tendo carga horária de 8 horas/aula, das 18h às 22h. O programa está baseado em dois módulos e duas atividades pedagógicas: Gênero, Raça e Etnia em Sociedade; Jornalismo, Ética e Diversidade; Leitura Crítica da Mídia; e Experiências e Trajetórias Locais: Identificando Novas Fontes. O curso tem como objetivo preparar jornalistas, profissionais da imprensa e estudantes de Jornalismo para a cobertura de pautas relacionadas a gênero, raça e etnia.

Data Localidade Contato

8 e 9/8/11 Amazonas – Manaus sindicato@jornalistasam.com.br

10 e 11/8/11 Pará – Belém sinjor@jornalistasdopara.com.br

15 e 16/8/11 Ceará – Fortaleza sindjorce@sindjorce.org.br

17 e 18/8/11 Pernambuco - Recife jornalistas-pe@ig.com.br

22 e 23/8/11 Alagoas - Maceió sindjornal@uol.com.br

24 e 25/8/11 Rio de Janeiro – Rio de Janeiro sindicato-rio@jornalistas.org.br

29 e 30/8/11 São Paulo – São Paulo jornalista@sjsp.org.br

31/8 e 1/9/11 Rio Grande do Sul - Porto Alegre sindjors@jornalistasrs.org


A iniciativa faz parte da cooperação estabelecida entre a FENAJ e a ONU Mulheres, celebrada no 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, para o pleno cumprimento dos princípios dos direitos humanos e marcos internacionais referentes ao gênero, raça e etnia no Brasil e no mundo à luz da liberdade de imprensa. Conta com o apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e da Secretaria de Políticas para as Mulheres.

O curso é desenvolvido com assessoria técnica e financeira do Programa Regional de Incorporação das Dimensões de Gênero, Raça e Etnia nos Programas de Combate à Pobreza da Bolívia, Brasil, Guatemala e Paraguai e do Programa Interagencial de Gênero, Raça e Etnia do Sistema ONU no Brasil, financiado pelo Fundo para o Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

O curso ocorre no âmbito das atividades do Ano Internacional das e dos Afrodescendentes, estabelecido pelas Nações Unidas, e da Campanha do Secretário-Geral da ONU “Brasil: Una-se pelo fim da violência contra as mulheres”. Curso de Gênero, Raça e Etnia para Jornalistas

Inscrições:

20/7 a 3/8/2011.
Investimento: gratuito, com certificado de 8h/aula emitido pela FENAJ e ONU Mulheres.

Período do curso: 8/8 a 1/9/2011.

Locais: Belém (PA), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

Informações: http://generoracaetniaparajornalistas.wordpress.com/ | grejornalistas@gmail.comParticipe das redes sociais do Curso de Gênero, Raça e Etnia para Jornalistas: twitter.com/grejornalistas e facebook.com/grejornalistas

quinta-feira, 14 de julho de 2011

7a. Feira de Economia Solidária do MERCOSUL e 18a. FEICOOP - Feira Estadual do Cooperativismo em Santa Maria/RS
















Por: Felipe Rios

Cerca de 11 grupos de Novo Hamburgo participaram da 7a. Feira de Economia Solidária do MERCOSUL e 18a. FEICOOP - Feira Estadual do Cooperativismo em Santa Maria/RS que se mostrou um sucesso com grupos de 435 municípios, de 27 Estados do Brasil e de 15 países (da América Latina, Europa e África), Empreendimentos Solidários, Movimentos Populares, 220 Entidades e Organizações da Sociedade Civil e órgãos governamentais, que compartilharam experiências ao longo do período do evento entre 08 e 10 de julho.

Os incubados da Ecosol Feevale não poderiam ficar de fora, o grupo “Arte em Produção” das mulheres que se reúnem semanalmente no CRAS em Canudos e a Associação de Artesãos da Vila Operária de Campo Bom participaram fortemente das oficinas e das exposições na feira.

Segundo a coordenadora do fórum Municipal de Novo Hamburgo, Cida Pereira, apesar dos três mil participantes inscritos na feira, esse ano ela se mostrou menor em número de empreendimentos dos outros Estados em relação ao ano passado, apesar disso, a coordenadora afirma que ninguém saiu com prejuízos do evento, já que a troca de idéias e mercadoria entre os participantes do Brasil com outros países participantes foi imensa, e assim os empreendimentos se fortaleceram muito para as próximas feiras de Economia Solidária.

Nossa Bolsista de Relações Públicas, Juliana Paes, representou a Incubadora da Feevale no evento e fez algumas fotos da Feira, confira abaixo:







segunda-feira, 11 de julho de 2011

Na Feira de Economia Solidária, jovens discutem a Aliança Bolivariana e o trabalho no campo

Por: Felipe Rios
Fonte:http://www.itcp.usp.br/drupal/aggregator/sources/1

O terceiro e último dia da 7a. Feira de Economia Solidária do Mercosul e a 18a. Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop), em Santa Maria, iniciou com o Seminário Internacional dos Movimentos Sociais para Aliança Bolivariana para as Américas (Alba). O debate ocorreu no Lonão Oceania, no Parque da Medianeira.

Os jovens que fazem parte do 7o. Levante da Juventude compareceram em peso ao local, que não foi capaz de abrigar todo o público. Muitos jovens também se abrigaram na estrutura vizinha, o Lonão América Latina, para acompanharem as discussões.

Carta do Encontro dos Pontos Fixos - Santa Maria/RS

Por: Felipe Rios
Fonte: I Encontro Nacional de Pontos Fixos

Santa Maria/RS, 10 de julho de 2011.

Aos povos de Santa Maria, do Brasil e do MERCOSUL…

Durante os dias 07 a 09 de julho/2011, Santa Maria/RS foi o palco que acolheu os 51 selecionados para o I Encontro Nacional de Pontos Fixos, fazendo parte das atividades da 7a. Feira de Economia Solidária do MERCOSUL e 18a. FEICOOP - Feira Estadual do Cooperativismo.

O encontro foi realizado pelo Instituto Marista de Solidariedade - IMS, em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária - SENAES/MTE e o Fórum Brasileiro de Economia Solidária - FBES.

Nestes três dias, reunimos e conhecemos uma grande diversidade de produtos e serviços de economia solidária das 33 (trinta e três) lojas, 4 (quatro) e-comerce/site, 11 (onze) Feiras Permanentes e 7 (sete) centros públicos das 5 (cinco) regiões do Brasil, além das experiências de companheiros/as da África do Sul e da Namibia.
O encontro teve como objetivo debater as principais estratégias de comercialização em economia solidária no Brasil, além de construir propostas coletivas para fortalecimento e consolidação destas iniciativas. Foi um espaço importante para que as experiências apresentassem suas lutas, dificuldades e conquistas que buscam através de seu trabalho pela garantia da qualidade de vida, a proteção e o respeito ao meio ambiente, a não exploração da mão-de-obra e a valorização do trabalho associado. Muitos desafios e dificuldades foram apresentados por estes trabalhadores e trabalhadoras que lutam por tornar possível a visibilidade da economia solidária através dos seus pontos fixos, dentre as dificuldades apresentadas no encontro destacamos: a falta de acesso a ferramentas para garantir uma infra-estrutura adequada para os empreendimentos.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Atividades do FBES na 7a Feira de Economia Solidária do Mercosul

Por Felipe Rios
Fonte: Secretaria Executiva do FBES



Entre 8 e 10 de julho Santa Maria da Boca do Monte, Coração do Rio Grande do Sul, recebe novamente o maior evento de economia solidária da América Latina, a 7a Feira de Economia Solidária do Mercosul.

Durante o período, o FBES organiza diversas atividades, neste momento único de integração e interação das trabalhadoras e trabalhadores da economia solidária na América Latina.

Agende-se para estas atividades!

08/07 (sexta-feira)

9h às 12h: Mesa Redonda: Situación de la Economía Solidaria en el MERCOSUR

Tema: Avances, Dificultades y Perspectivas del Desarrollo de la Economía Solidaria en los Paises del MERCOSUR desde un Enfoque de Integración Regional.

Coordenação: Hair Fonseca (CNES Uruguay), Eduardo Letelier (ECOSOL Chile), Beatriz Pavón (ECOSOL Paraguay), Rosana Pontes (FBES Brasil) y Laura Fiorotto (ENESS, Argentina)

Local: Lonão nº 01 – América Latina – Josué de Castro - Parque da Medianeira – Santa Maria – RS

16h: Abertura oficial da feira de 2011

Entrega Solene do Projeto de Lei para a Comissão de Legislação Participativa (CLP), representada pelo deputado federal Paulo Pimenta/PT-RS

Divulgação da Chamada Pública de Organizações para Apoio ao Encaminhamento do Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Política Nacional de Economia Solidária.

09/07 ( sábado)

9h às 18h – 7º Seminário Latino Americano de Economia Solidária

Tema: Educação e Economia Solidária na América Latina

Coordenação: FBES - RIPESS LA – EMS – CFESs – Brasil Local, IMS e Cáritas Brasileira.

Local: Auditório do Colégio Irmão José Otão – ao lado da Feira.

10/07 (domingo)

9h às 12h: Oficina: “Mobilização para a coleta de assinaturas pelo Projeto de Lei da Iniciativa Popular pela Política Nacional de Economia Solidária”

Coordenação: Executiva do FBES (Fórum Brasileiro de Economia Solidária)

Local: Lonão – Parque da Medianeira

9h: Taller de Planificación Estratégica 2011-2014 del Espacio MERCOSUR Solidario

Tema: Validación de visión, valores, misión y objetivos estratégicos del Espacio MERCOSUR Solidario para el período y acuerdo sobre organización interna.

Coordenação: Hair Fonseca (CNES Uruguay), Eduardo Letelier (ECOSOL Chile), Beatriz Pavón (ECOSOL Paraguay), Rosana Pontes (FBES Brasil) y Laura Fiorotto (ENESS, Argentina)

Local: Colégio Irmão José Otão – Pavilhão “B” - Sala nº 08

Em breve será disponibilizada a programação completa da 7a Feira de Economia Solidária do Mercosul.