quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Após a aprovação do projeto de lei que garante o fundo municipal de Economia Solidária, o ano de 2011 começa com a agenda lotada de atividades

Este ano de 2011 começou com a retomada das atividades voltadas à economia solidária. A partir do mês de março, o projeto "É Música" inicia e os empreendimentos comercializarão seus produtos nestes eventos que ocorrem sempre no último domingo de cada mês na Praça do Imigrante, no centro da cidade de Novo Hamburgo. Além disso no mês de maio acontece a festa de 1º DE MAIO que pode acontecer tanto no Parcão como na Praça do Imigrante. Nestes eventos a Economia Solidária também estará presente levando seu artesanato.
E como no ano passado, este ano as feiras nas escolas dos bairros continua, a primeira escola a receber a feira de Economia Solidária é a EMEF Imperatriz Leopoldina no dia 19 de março, a escola fica na Rua Carlos Germano Bürkle, 508 – Bairro Ideal e a feira se realiza sempre das 9h00 às 12h00.

E já está confirmada a presença da Economia Solidária nos dias 07 e 08 de Outubro na Sétima Mostra Multicultural que acontece na FENAC.
Os empreendimentos da Economia Solidária de Novo Hamburgo procuram estar presentes em todos estes eventos, pois atualmente, as Feiras de Economia Solidária contam com cerca de 50 comerciantes, que garantem renda para mais de 200 famílias da cidade. O movimento na região está se consolidando, e em dezembro de 2010 o projeto de lei que garante o fundo municipal foi aprovado por unanimidade, pelos vereadores do município.

Já está em vigor o projeto de lei que garante a criação do Conselho e do Fundo Municipal de Economia Solidária em Novo Hamburgo

Emoção, alegria e euforia foi o que marcou o dia 22 de dezembro de 2010. Por unanimidade foi aprovado o projeto de lei que terá a finalidade de captar recursos públicos ou privados, mediante convênios, parcerias, dotações orçamentárias, transferências e aplicação dos recursos com o objetivo de executar a Política de Economia Solidária no munícipio. E, imediatamente a partir da sua aprovação, já está em vigor agora em 2011 este projeto que auxilia os empreendimentos da Economia Solidária.

Durante dez meses representantes da prefeitura de Novo Hamburgo, assim como representantes dos segmentos da Economia Solidária se reuniram para ler e estudar artigos voltados à legislação, para formular documentos que representassem a realidade da Enonomia Solidária na cidade. Segundo Maria Isabel Rodrigues Lima, gerente de Economia Solidária no Departamento do governo municipal, "a construção de todo projeto foi realizado de modo transparente para que todos pudessem realmente ver o que está acontecendo com esta economia na cidade".
A aprovação do projeto foi comemorada por representantes de todos os segmentos da Economia Solidária da região, pois a partir deste passo alcançado em Novo Hamburgo, o governo legitima e fortalece o movimento para o desenvolvimento local, e a ação pode ser exemplo para outros municípios da região do Vale do Sinos.